A mitsvá número 11, conforme reunido e enumerado pelo Mestre
Rambam, de abençoada memória, é a ordem Divina de ensinar e estudar a sabedoria
da Torá, conhecida também como Talmud Torá.
Podemos encontrar a fonte deste mandamento na Torah no livro
de Devarim 6:6,7 que nos diz: “E estas palavras que eu te ordeno hoje estarão
sobre o teu coração, e inculcarás a teus filhos...”
Este mandamento está repetido muitas vezes: como em Devarim
11:19 “E ensina-los-eis”; Devarim 31:12 – “Para que aprendam”. A importância deste mandamento e a obrigação
de cumpri-lo estão enfatizadas em várias passagens do Talmud (que é a Lei Oral
que explica a Torah).
O Sifri e Gemara tem vários comentários sobre cada
versículo. No entanto, os comentários sobre o primeiro versículo se relaciona
com a aprendizagem pessoal (por exemplo, "'falar sobre eles" - e não
sobre outros assuntos "," * Veshinantam * - que as palavras da Torá
deve ser acentuada em sua boca ") ou ensinar outros estudantes (por
exemplo, "dos seus filhos" quando na Torah cita-se que ensinaremos
Nossos Filhos, estes filhos também são os alunos que nos propomos a ensinar...
"); enquanto que o segundo verso é entendida como dirigida para ensinar
Torá para crianças (por exemplo, "assim como uma criança fala, seu pai ...
ensina Torá").
Nos casos mais específicos e situações mais diferenciadas,
quando uma pessoa não teve pai para ensiná-la Torah, ela deve se encarregar de
contratar um Professor ou Mestre da Torah para cumprir a mitsvá e
consequentemente ensinar a seus filhos o que aprendeu com seu Mestre e Pai
sobre Torah.
No versículo de Devarim capitulo 6 verso 7 “e as inculcarás
a teus filhos, e delas falarás sentados em tua casa e andando pelo caminho, ao
deitar-te e ao levantar-te.” Podemos de duas maneiras explicar esse versículo.
Ou a Torá está ordenando-nos a ensinar nossos filhos (basicamente, o tempo
todo); ou então a Torá está nos ensinando que a nossa forma de ensinar é pelo
nosso próprio comportamento - em todos os momentos! Embora a tradução mais
direta de "Beshivtechá ..." é "ao deitar-te" - que também
pode ser entendido como "através de seu deitar ..."
Ensinar nossos filhos não é algo que podemos isolar nosso
próprio comportamento ou da nossa própria aprendizagem. Se não estamos aprendendo
a cada oportunidade, estudando a Torá "quando estamos em casa e quando
estamos longe ..." então não podemos razoavelmente esperar que nossos
filhos se comportam de forma diferente. Eles aprendem não só pelo que dizemos,
mas, muito mais poderosamente, pelo que fazemos.
Segundo nossos sábios está claro pela Torah que as mulheres
não são obrigadas a obedecer a este mandamento.
Em que sentido? No sentido de o Pai instruir a Torah o seu Filho e a mãe
instruir a Torah a sua filha. Em Mishlei (Provérbios) capítulo 30 sabemos que a
Lei da Benevolência está na boca da esposa judia virtuosa. Mas, sabemos que não existe uma restrição
explicita para uma mãe ensinar o seu filho e estudar Torah, existe apenas a opção
de se isentar, isso abre brecha para que por amor e compreensão mútua o pai e
mãe colaborem entre si para um bom ambiente de ensino da Torah em seus lares, mas
o líder responsável e obrigado a conduzir estes estudos é o pai.
Mas qual é a importância de estudarmos a Torah?
Estudamos Torah, porque isso é o que define a nossa relação
com Hashem - Assim como nós acreditamos em Deus, amando-o, temendo-o e crendo
na Sua unidade; Assim nós devemos O imitar aqui neste mundo físico; Porque o
estudo da Torah nos condizirá a uma constante relação de proximidade para retificarmos
e praticarmos Teshuvá. Da mesma forma que evitemos qualquer tipo de crenças ou
práticas estrangeiras que lhes estão associados (Avodah Zarah) - da mesma forma
que falamos as palavras de sua Torah e meditamos em todos os momentos porque isso
nos trará e aumentará o vínculo mais constante com a Elevada presença e luz
Divina que podemos manter - através do nosso intelecto, o que nos faz
verdadeiramente humanos e reflete a "imagem de D-us", no qual fomos
criados.
O estudo da Torá também nos trará não só um vinculo forte
com Hashem, mas também este estudo constitui uma forma de adoração como são a
oração, bênçãos, etc.
O Sifri Cap. 85 afirma que devemos adorá-Lo através do estudo da Sua Torá,
adorá-Lo no Seu santuário.
E esta foi o resumo da Mitsvá positiva de número 11 do tipo
faça “Estude a Torah” – Talmud Torá. Que
o D-us Eterno, bendito seja ele, abençoe os lares de todos os ouvintes e
venhamos a criar um ambiente propício em todos os nossos lares para o Estudo da
Torah!
Shalom e até a próxima!
Bibliografia:
- Torá - Editora Sefer;
- Torá - Editora Sefer;
- Sefer Hamitzvot do Rambam - 613 Mitzvot - Editora Sefer
- http://www.torah.org/learning/rambam/talmudtorah/tt1.3.html
- http://bible.ort.org/books/torahd5.asp?action=displaypage&book=5&chapter=6&verse=7&portion=45
- http://bible.ort.org/books/torahd5.asp?action=displaypage&book=5&chapter=6&verse=7&portion=45
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