Shalom a todos, vamos ao comentário resumido das Mitzvot do
Eterno (Hacadosh Baruch Hu), sendo a mitzvot de hoje o preceito de número nove
positivo do tipo faça - Kidush Hashem [Santificar o Nome de Hashem, Nosso
Criador]
Este mandamento tem com fonte na Torah o Livro de Vayicrá
(Levítico) 22:32:
"Velo techalelu et-shem kodshi venikdashti betoch beney
Yisra'el ani Adonay mekadishechem."
["E serei santificado entre os filhos de Israel"]
O que significa santificar o Nome do Sagrado Bendito Seja
Ele?
Seu sentido está ligado a entendermos o dever de divulgar
esta crença verdadeira (o Judaísmo estabelecido por Hashem) em público, sem
temer danos de qualquer espécie. Mesmo se um tirano tentar forçar-nos a
rejeitar a D'us (Louvado seja!), não devemos obedecer e, em vez disso, devemos preferir a sentença de morte do tirano, e não
devemos sequer enganar o tirano [agindo de tal forma] fazendo-o crer que
rejeitamos [Qu o Eterno nos Livre disso], embora em nossos corações continuemos
a crer em Hashem (Hacadosh Baruch Hu).
Sendo este mandamento imposto para que fosse observado por
cada filho de Israel que devem estar sempre prontos a morrer nas mãos de um
governo tirano por nosso D-us Eterno (Louvado seja!) e por nossa fé na Unidade absoluta,
sendo Ele incorpóreo, indivisível e não existe nada e nenhum ser na terra ou
nos mundos e realidades espirituais que possam ser comparadas com o Sagrado
D-us.
Assim devemos observar e guardar na tábua dos nossos
corações o exemplo digno dos fiéis:
Chananiá, Mishael e Azariá na época do perverso Rei
Nabucodonosor [após destruição do primeiro templo
durante o exílio babilônico], quando o rei forçou o povo a
prostrar-se diante do ídolo e todos assim o fizeram, inclusive os israelitas, e
não havia mais ninguém lá para santificar o Nome de Hashem, pois estavam todos
aterrorizados. Essa foi uma grande
vergonha para o povo de Israel, pois todos eles perderam o mérito de cumprir
este mandamento (Mitzvá), sendo os únicos tementes a Hashem os jovens Chananiá,
Mishael e Azariá.
Este mandamento (mitzvá) se aplica sempre em ocasiões como
aquela, quando todo mundo estava aterrorizado
e era um dever declarar publicamente, naquela ocasião, que
D-us é Um [Hashem Echad].
Hashem já havia prometido, através de Yeshaiahu, que o povo
de israel não seria envergonhado por completo naquele momento difícil, pois entre eles
surgiram jovens sem medo da morte que derramariam seu sangue e proclamariam a
fé, santificando o Nome de Hashem publicamente, como ele nos ordenou através de
Moshê Rabeinu
(ou seja Moises como nosso Mestre).
Essa promessa está nas palavras: "Agora Yaakóv não
ficará envergonhado, nem ficará seu rosto pálido; quando ele ver
que seus filhos, a obra de minhas mãos, no meio dele, santificam
o meu nome" (Yeshaiahu 29:22-23)
Que nos esforcemos a sempre de todo coração a não permitir
que o Nome do Eterno deixe de ser santificado.
Esta foi a mitzvá positiva do tipo faça de número nove
SANTIFICAR O NOME DE HASHEM [KIDUSH HASHEM]
Que o D-us Eterno abençoe a todos, até a próxima e shalom!
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